Iluminação em camadas, garantia de funcionalidade, aconchego e estética apurada


O que é?  

Trata-se de distribuir diferentes tipos de luz em um mesmo ambiente, objetivando criar um equilíbrio entre funcionalidade e atmosfera, evitando-se áreas mal iluminadas ou excessos de brilho. Nestes projetos luminotécnicos, cada camada tem uma função, vejamos:

Luz central

É a camada que garante a iluminação uniforme do ambiente. Em geral, vem de fontes embutidas, plafons ou pendentes centrais. Tem como objetivo assegurar a visibilidade de forma ampla. Idealmente, deve ser suave, com temperatura neutra, para não interferir na percepção das cores.

Luz para as tarefas

Utilizada para garantir a efetividade de atividades específicas, já que essa camada é mais direta e concentrada. Está presente em locais como bancadas de cozinha, áreas de leitura ou escrivaninhas. Abajures, fitas de LED e luminárias direcionáveis/articuladas são ótimas opções para essa função.

Luz de destaque

Serve para destacar detalhes arquitetônicos e objetos de decoração. Spots direcionáveis, arandelas e fitas de LED embutidas são usadas para destacar nichos, obras de arte, painéis ou texturas de parede. A finalidade é trazer drama e sofisticação, guiando o olhar para os pontos de interesse.

Luz decorativa

Não tem função prática, mas acrescenta personalidade e charme. Para tal, utilizam-se pendentes esculturais e luminárias de design que funcionam como peças de arte. Quando combinada às demais camadas, cria um jogo de luz e sombra que transforma o ambiente em uma experiência sensorial muito interessante.























































Comentários

Postagens mais visitadas