Tendência: o estilo Japandi


Você sabe qual é a mais nova tendência no décor? Acertou quem respondeu o estilo Japandi, uma mix do estilo escandinavo com o estilo japonês. Ou seja, uma mistura dos interiores funcionais e acolhedores dos nórdicos com o espírito Wabi-sabi japonês, que oferece uma estética minimalista e zen.





Também, conhecido como “Japanordic” ou “scandinesa”.




Simplicidade, aconchego, modernidade e autenticidade.


























A ideia, mais do que um estilo de decoração, é criar um estilo de vida tranquilo, funcional e confortável.













O estilo é marcado pela escolha de uma paleta mais neutra, valorização de peças artesanais, preferência por matérias-primas naturais e encontro entre a madeira clara, específica da estética escandinava, com a madeira escura (como carvalho ou nogueira).





Como adotá-lo:


1. As cores


Vão dos tons sóbrios do estilo japonês aos tons pastel da decoração escandinava. O ideal é combinar cores como branco, rosa pálido, bege e cinza claro com tons mais escuros, como verde militar, ocre, camelo, azul da Prússia e cinza-acastanhado.

 











2. Os materiais


A preferência é para os materiais naturais como madeira, terracota, cerâmica e fibras naturais, como vime, bambu ou rattan.







Outros materiais possíveis são o metal, couro e concreto mesclado com tecidos e texturas macias, como mantas de tricô e peças de lã ou linho.



3. Minimalismo


Para uma decoração Japandi, a palavra de ordem é: simplicidade. Evite supérfluos e opte por móveis e elementos decorativos com linhas limpas e funcionais.

 








As linhas mais orgânicas e móveis em menor quantidade, não geram ambientes sem graça, porque, muitas vezes, os próprios objetos tendem a virar elementos de destaque pela sua própria forma ou cor.

 




Linhas simples, com formas suaves, trazem uma sensação gostosa de leveza.

 


Cada cômodo deve ser pensado para ser relaxante e calmo, sem se monótono.




Use pouquíssimos objetos decorativos que, então, eles se destacarão.








4. Arte


O Japandi se inspira no Wabi-Sabi, expressão japonesa que significa: “perfeita imperfeição”. O objetivo, nesse estilo, é usar objetos artesanais, móveis antigos, peças rústicas e materiais duráveis, tudo tendo a autenticidade como foco principal.













Cerâmicas originais feitas por artesãos e as famosas luminárias de papel são destaques.







 Gostaram?!?

Comentários

Postar um comentário