Como escolher coifa, exaustor ou depurador para a sua cozinha


Um bom investimento para se fazer na hora de planejar as cozinhas é optar por uma coifa, exaustor ou um depurador de ar. Esse os três equipamentos são indicados para instalação em cima do fogão, ou cooktop, para dar fim a fumaça e ao cheiro de gordura gerada com a preparação da comida.

Qual a diferença entre coifa, exaustor e depurador?

A coifa suga o ar quente, retira a fumaça e filtra o cheiro e a gordura do ambiente, retendo-a em filtros substituíveis, sendo o ar filtrado, então, expelido para o exterior. Ela é o eletrodoméstico mais eficiente dentro da sua categoria, chegando a eliminar 90% do cheiro do ambiente. Todavia, sua instalação é mais complexa e ela é bem mais cara.

Para quem cozinha muito ou tem uma cozinha aberta, eliminar bem a fumaça e a gordura é ainda mais importante. Neste caso, vale a pena investir na instalação de uma coifa, que também é mais moderna e pode ser instalada em ilha ou na parede.




Depurador

Esse aparelho aspira o ar do ambiente, bloqueia a gordura nos filtro de carvão ativado, tira todo o odor presente e devolve o ar purificado ao ambiente. A principal diferença em relação a coifa, que elimina o ar gorduroso através de um duto, é que o depurador somente filtra o ar que absorve e o devolve para o ambiente. Assim, suas desvantagens são: ele não elimina o cheiro de comida; sua capacidade de eliminar a fumaça é menor; seu filtro deve ser trocado periodicamente. Todavia, é mais fácil de instalar e mais barato.

Exaustor

É um equipamento mais antigo, e geralmente fica embutido no alto da parede ou no teto. Ele suga a fumaça e o ar quente da cozinha com suas hélices, assim tira o ar quente da cozinha e o substitui pelo ar frio de fora da casa.

Muito comum em cozinhas industriais, o exaustor também ajuda a ventilar e refrescar a cozinha. Ele pode ser instalado em ilha ou parede, seu valor é menor que a coifa, porém deixa a desejar em sua potência e eficiência. Ademais, por não possuir nenhum tipo de filtro, acaba acumulando impurezas e precisa ser limpo com frequência.


Fonte: blog Tua Casa

 

Tipos de coifa

Apesar, do que falei acima as coifas tem duas funções, ou seja, ela pode funcionar de duas maneiras: modo exaustor ou depurador. No modo “exaustor”, o ar captado pela coifa é conduzido para fora da casa por meio de tubulação. No modo “depurador”, o ar é captado, filtrado e devolvido purificado ao ambiente.

As coifas pendentes (modelo suspenso) são um exemplo que funciona no modo depurador, já que não usam tubulação. Já os modelos mais tradicionais, como a chaminé e a plana, são instalados com tubulação e geralmente funcionam no modo exaustor.




Vamos ver...

 





Coifa embutida no armário



Coifa tipo ilha



Coifa tipo chaminé






















































Depurador













Abraços!!!!

Comentários