Uma breve história dos sofás

 

Assim como de cadeiras icônicas, os designs de sofás demonstram a busca do homem pelo conforto.

Os primeiros sofás não eram os móveis confortáveis ​​que conhecemos hoje, no entanto ao longo dos séculos, os designers foram em busca de conforto.  Mas, vamos a história...

A palavra "sofá" foi cunhada já em 2.000 aC no antigo Egito. Vem da palavra árabe "suffah", que significa banco. Nesta época e nos cinco séculos seguintes, somente as pessoas mais ricas podiam comprar tais móveis. Após a queda do Império Romano, durante quase 1.000 anos, o sofá tornou-se nada mais do que um banco primitivo, e as tentativas de criar móveis relativamente confortáveis ​​só podem ser vistas a partir do século XVIII, quando os reinados de Luís XIV e Luís XV revolucionaram a cultura francesa. Todavia, a verdadeira revolução veio após a Primeira Guerra Mundial, quando os desenhos dos sofás se tornaram mais funcionais e minimalistas. Os modelos foram afastados de decorações desnecessárias, focando na geometria dos padrões, cores uniformes e linhas limpas.

Desde a década de 1970, a modularidade tornou-se um tema recorrente no design de sofás, o que confere ao utilizador um papel ativo na composição do seu espaço, mas também dá ao produto a oportunidade de se desenvolver de acordo com as necessidades do proprietário.

Na história, os sofás que ganharam popularidade foram os inovadores pelo material utilizado ou pela forma. Aqueles que chamamos de ícones de design ainda são produzidos hoje. Às vezes em produção contínua, às vezes com pausa, mas todos, hoje, podem chegar às nossas casas quase inalterados, e os originais produzidos no passado não perdem o seu valor. Os modelos clássicos criados por estrelas do design são agora melhorados com a utilização de materiais mais modernos, mais práticos de utilizar e que permitem a reciclagem.

Vamos ver modelos icônico e outros inovadores...


















































Mais sofás icônicos aqui.

Comentários